Câimbras Musculares

 

 CAIMBRA 

A Câimbra é um estado de contração sustentada de um determinado músculo ou grupo muscular. É o que chamamos de espasmo muscular. O músculo se contrai e não relaxa. A manutenção dessa contração intensa torna-se dolorosa e a dor se intensifica quanto maior for o músculo ou grupo muscular envolvido.

Os principais fatores que provocam câimbras são: falta de alongamento muscular; perda excessiva de água e sais minerais principalmente sódio, potássio, eliminados pelo suor, e magnésio; acúmulo excessivo de ácido lático no músculo, consequência de esforço físico muito intenso e deficiência de fluxo sanguíneo (vitamina E) geralmente nos membros inferiores, provocada por resfriamento ou problemas vasculares.

Durante o episódio da câimbra alongue a musculatura bem devagar. Como acontece uma contração muito forte, não tente alongar rapidamente nem com muita força; isso pode causar uma lesão pois estará forçando a musculatura no sentido contrário da contração; uma contração que é violenta com uma tentativa de alongamento violenta também; não é o correto. Alongue lentamente e devagar. A musculatura vai começar a relaxar. Não esqueça de respirar durante o processo, para oxigenar a região e ajudar a não tencionar outros grupos musculares.

Para prevenir as câimbras, algumas recomendações:

- Exercícios físicos regulares, tanto de força quanto de resistência e flexibilidade, feitos com acompanhamento de um profissional de educação física devidamente registrado no CREF.  Somente este profissional é habilitado e tem conhecimento para fazer a orientação dos melhores exercícios, da frequência semanal e duração de cada treino, da intensidade e volume de cada exercício, para você. Cada ser humano é um ser individual; o que é bom pra mim não é, necessariamente, pra você. Um erro em uma dessas partes porde causar muitos problemas, as câimbras são somente um deles.

 

- Beber 2 a 3 litros de água por dia; ande com uma garrafinha com você. Isso ajuda a lembrar-se de ingerir líquidos.

- Procure um médico, devidamente registrado CRM, e faça exames de sangue regulares para saber como estão seus níveis de sais minerais. Caso esteja com falta de algum, siga as recomendações médicas para reposição.

- Procure um nutricionista, devidamente registrado no CRN, para uma orientação nutricional. Nós não aprendemos a nos alimentar corretamente por isso temos falta de nutrientes e outros problemas que veem em função de uma alimentação deficiente. Somente um profissional da área pode analisar os seus exames e lhe orientar na melhor forma de se alimentar, de acordo com seus horários, gostos e necessidades.

Uma dica em relação à nutrição vem da nutricionista Denise Madi Carreiro, de um artigo de 08/2008:

“Você costuma ter câimbras? E quando sente essa contração chata e dolorosa no músculo come banana? Afinal, não é de hoje que escutamos por ai que essa fruta é indicada para prevenir as câimbras. Esqueça essa dica e saiba que é necessário muito mais do que isso para solucionar de vez o problema.

O magnésio, encontrado nos vegetais de folhas verdes escuras, como a couve, a rúcula, a escarola, o espinafre, o agrião; nos grãos de feijão, como lentilha, grão-de-bico e o próprio feijão; e nos cereais integrais. A população consome muito pouco alimentos ricos em magnésio e, somando-se a isso, esse nutriente é muito exigido no processo de estresse, por isso é tão carente no organismo.

Ou seja, as pessoas já não ingerem fontes de magnésio (uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde apontou que apenas 17% da população atende as recomendações da Organização Mundial de Saúde que é consumir 400 gramas de frutas, legumes e hortaliças por dia) e ainda necessitam do nutriente no processo de estresse, problema que atinge 70% da população brasileira, de acordo com um estudo da ISMA (International Management Stress Association). Imaginem quanto esse nutriente faz falta no nosso organismo!

Além disso, o magnésio é importante porque tem a função de ativar a bomba de sódio e potássio e faz o potássio entrar na célula e agir. As pessoas costumam achar que a câimbra é evitada através do consumo de alimentos ricos em potássio, como a banana, mas é muito difícil naturalmente ter falta de potássio no organismo. Portanto, o papo de comer bananas para evitar a contração deve ser desmistificado. O que previne mesmo é o consumo de fontes de magnésio.”

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