Alongamento antes e depois do treino

 

 

 

 

Alongamento antes e depois do treino

Vou falar aqui sobre a necessidade e importância dos exercícios de alongamento para ganho de flexibilidade, relaxamento e aquecimento no dia a dia e na rotina de treino. Vou tentar escrever em uma linguagem simples, não científica e do senso comum, para que todos possam entender. Apesar disso, tudo o que será dito é baseado na ciência. Nada aqui vem do “achismo” ou “experiência” e sim do que os estudos comprovam.

A Flexibilidade é uma capacidade física. Ela nos permite movimentar uma articulação. Quanto maior a flexibilidade, maior é a mobilidade articular.

O Alongamento é o tipo de exercício usado para aumentar essa flexibilidade.

Você se alonga antes de treinar? Porque faz isso? Já parou para pensar sobre? Foi-lhe dito que era a preparação para treinar, que faz parte do aquecimento, que vai prevenir lesões.... Será que isso é verdadeiro? E alongar depois do treino? Serve para relaxar a musculatura? Será? Vamos ver!

Quando você vai começar a treinar (seja para um treino de força ou para um treino de resistência), precisa preparar o corpo para receber a carga do treino. As fibras musculares e articulações precisam estar aquecidas.           

Estudos começam a comprovar que pode haver perda de força durante o treino quando você alonga as fibras musculares antes de treinar porque elas ficarão “estiradas” e, num treino resistido, você vai precisar de contração e não estiramento.

Além da perda de força, pode haver lesão, tanto muscular quanto articular, pois as fibras musculares e componentes articulares estão “frouxos” para a necessidade de fazer força.

Portanto, antes de iniciar seu treino resistido, faça aquecimento dos músculos e articulações que serão trabalhados. Isso pode ser feito realizando o próprio exercício com carga mais leve. 1 série de 20 repetições com 50% da sua carga de treino é suficiente para aquecer. Escolha exercícios multiarticulares como, por exemplo, remada e supino para aquecer membros superiores e leg press ou agachamento para aquecer membros inferiores. Pronto, seu corpo estará preparado para realizar o treino resistido.

Quando você termina seu treino resistido, suas fibras musculares e componentes articulares sofreram microlesões e precisam se adaptar ao estímulo para alcançar o objetivo proposto no seu treino.

Alongar após o treino, portanto, pode não ser bom porque, quando você faz alongamento com objetivo de ganho de amplitude articular, você causa as mesmas microlesões musculares que causa quando faz um treino resistido. As microlesões nas fibras musculares são a forma do organismo de se adaptar àquele estímulo, tanto de força quanto de flexibilidade.

Então, se você fizer alongamento com objetivo de ganho de flexibilidade pode aumentar as lesões causando uma grande lesão, que vai lhe causar dor fazer com que pare de treinar para se recuperar, sendo prejudicial e não benéfico.

Agora, se você precisa de um momento pós treino para “voltar a calma, relaxar”, pode fazer o alongamento mas, com uma limitação. É comprovado que as microlesões começam a acontecer quando você está alongando e começa aquela “dorzinha”. Esse é o momento de parar. Não force além da “dorzinha”, fique aí. Nesse ponto a musculatura e as articulações vão somente relaxar, e não ganhar amplitude. Mas, fisiologicamente falando, você não precisa alongar após o treino. E, para aumento de flexibilidade, nem deve fazê-lo. Esse alongamento é somente para benefício psicológico, ok?

O aumento da flexibilidade ajuda a melhorar a postura, a relaxar a musculatura, fazer um exercício de forma correta por se ter o movimento articular necessário para tal e em atividades da vida diária como amarrar um sapato, agachar para pegar um objeto no chão ou no alto do armário, lavar os cabelos, os pés, trocar uma lâmpada, cuidar do seu bichinho de estimação, dentre muitas outras!

Portanto, é necessário que se tenha uma corpo flexível para se ter uma melhor qualidade de vida.

E a flexibilidade é a capacidade física que mais perdemos  durante a vida. Então, vamos alongar; mas da forma correta.

O estímulo provocado pelo alongamento com objetivo de ganho de amplitude articular nos músculos e articulações precisa de 48hs para ser entendido e processado pelo organismo portanto, alongue-se dia sim dia não. Pode alongar todos os dias mas, num dia alongue membro inferior e no outro membro superior. E, caso esteja dolorido e queira se alongar diariamente, lembre-se da explicação acima sobre até que ponto ir somente para relaxar.

O alongamento em excesso ou feito de forma errada, assim como o qualquer exercício físico, pode ser prejudicial e não benéfico.

Procure um profissional de educação física para lhe orientar. Ele é o único profissional habilitado pela lei brasileira a lhe orientar em relação a toda e qualquer atividade física Não faça exercícios sem acompanhamento pois pode se machucar e aí será pior.

Enviar comentário

voltar para Dicas

center|center normalcase|normalcase b05s bsd||c05|image-wrap|news login b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|login news b01 c05 normalcase bsd|c05|b01 c05 normalcase bsd|content-inner||